Prefeitura faz estudo de viabilidade técnica e econômica de adequação viária

24/10/2017 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba contratou um estudo de viabilidade técnica e econômica da adequação viária das intersecções da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e também da transposição da rodovia SP-075, no eixo da estrada General Motors. O estudo já está em andamento e segue recomendações do Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável (PDMUS), que já foi enviado à Câmara Municipal para aprovação. Pesquisadores da empresa contratada para o serviço trabalham no levantamento do fluxo de veículos nas intersecções das marginais do Parque Ecológico.

Conforme explicou o consultor Luis Fernando di Pierro, da Oficina de Engenheiros Consultores Associados, empresa responsável pelo trabalho, o estudo permitirá estimar e modelar o fluxo de tráfego nas oito transversais da avenida, o que permitirá conhecer as necessidades de instalação de equipamentos de ordenamento de trânsito, como viadutos e semáforos.

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Engenharia, Rubens Oliveira, informou que o trabalho apresentará um diagnóstico dos problemas dessas transversais, com a solução encontrada para o problema e com o orçamento base. “No Plano de Mobilidade Urbana, foi recomendado o estudo de projeção de necessidade para as vias transversais do Parque Ecológico e também sugerido uma nova transposição na rodovia SP-075, na altura da avenida da General Motors. Nós já adiantamos o serviço para que o prefeito possa direcionar suas ações nos próximos anos, com relação ao ordenamento de trânsito nesses pontos da cidade”, completou.

O PDMUS de Indaiatuba começou a ser elaborado em 2015 com o levantamento de dados, diagnósticos e formulação de diretrizes associadas aos temas principais: sistema viário; trânsito; transporte coletivo; transporte cicloviário; mobilidade a pé e mobilidade na área central.

O Plano atende aos requisitos da Lei de Mobilidade Urbana, Lei Federal 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana. O estudo foi elaborado seguindo a metodologia sugerida pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. 

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