da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Entre os diversos eventos programados para comemorar os 187 anos de Indaiatuba, o mais tradicional deles, a Sessão Solene para a entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga e da premiação para os funcionários padrão da administração municipal, autarquias e fundações, acontecerá dia 09 de dezembro às 8h na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba).
Excepcionalmente este ano duas pessoas receberão a medalha João Tibiriçá Piratininga, maior comenda da municipalidade, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Enides Nogueira Lopes Cruz, e a educadora Leonor Amstalden. A indicação das agraciadas foi realizada pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.
Enides Nogueira Lopes Cruz nasceu em Pouso Alto (MG) em 12 de dezembro. Casou-se com Leonício Lopes Cruz dia 31 de dezembro de 1965 na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba. Tem três filhos, Reinaldo, Rogério e Luciane, cinco netos e mais um a caminho. Graduou-se em Ciências Biológicas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, de Itu. Lecionou por muitos anos na Escola Estadual Helena de Campos Camargo e na então Escola Estadual Áurea Moreira da Costa, onde aposentou-se. Está há 16 anos à frente do Funssol desempenhando um importante trabalho social pelo município.
Leonor Amstalden nasceu em Indaiatuba dia 24 de março de 1922. Formou-se orientadora educacional na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Campinas. Por dez anos atuou como diretora e professora na então Escola Particular Nicolau de Flue, em Helvétia. No período de 1952 a 1963 trabalhou como assistente social no Serviço Social Rural de Valinhos. De 1963 a 1978 atuou na sessão de sócio economia da divisão de fomento agrícola, pertencente à Secretaria de Agricultura, de Campinas. Como voluntária prestou assistência à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas e colaborou no planejamento da Festa da Tradição, de Helvétia. Como membro da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Helvétia, coordenou a Pastoral da Assistência e Promoção Humana por 25 anos.
Os servidores que receberão a premiação de “funcionário padrão” são os seguintes:
Sandra Maria da Silva - Prefeitura Municipal;
Dulcileia Teixiera de Carvalho Muneratti - Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura);
Celina das Chagas Abreu - Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto);
Eunice Rodrigues de Carvalho - Seprev (Serviço de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Indaiatuba).