da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Procon Indaiatuba, vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, registrou 13.567 atendimentos em 2017. O principal motivo das reclamações é a falha na prestação dos serviços contratados.
No balanço de serviços de 2017 o Procon local realizou 664 audiências, sendo 436 delas com acordo e 228 sem acordo. Entre os atendimentos estão 2.369 referente a Nota Fiscal Paulista; 2.917 atendimentos trabalhistas; 1.940 registros de atendimentos telefônicos; 4.150 atendimentos de consultas; emissão de 1.274 CIPs (Cartas de Informações Preliminares) e outras 896 Cartas Preliminares sem emissão de CIP. No ano passado o órgão também realizou 21 atos fiscalizatórios com oito autuações.
O Procon é o principal órgão de defesa do consumidor e está ligado à Secretaria Estadual de Justiça. Em Indaiatuba foi inaugurado em 1989, vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos. O principal objetivo é resolver problemas no relacionamento entre empresas e clientes, sempre de maneira amigável. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos. Não ocorrendo o acordo, o órgão orienta o consumidor a entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 08h às 17h, pessoalmente na avenida Francisco de Paula Leite, 2.263, no Jardim Kyoto, ou por telefone no (19) 3834-7601.
Ranking das empresas mais reclamadas no Procon Indaiatuba em 2017
1º lugar – Telefônica Brasil S/A – 261 reclamações (213 atendidas, 12 não atendidas e 36 em andamento)
2º lugar – NET Serviços de Telecomunicações – 159 reclamações (116 atendidas, 24 não atendidas e 19 em andamento)
3º lugar – Claro S/A – 150 reclamações (133 atendidas, 02 não atendidas e 15 em andamento)
4º lugar – TIM Celular – 72 reclamações (45 atendidas, 05 não atendidas e 22 em andamento)
5º lugar – SKY S/A – 60 reclamações (45 atendidas, 03 não atendidas e 12 em andamento)
6º lugar – Banco Bradesco – 48 reclamações (37 atendidas, 03 não atendidas e 08 em andamento)
7º lugar – Nextel – 45 reclamações (36 atendidas, 04 não atendida e 05 em andamento)
8º lugar – Caixa Econômica Federal – 40 reclamações (26 atendidas, 07 não atendida e 07 em andamento)
9º lugar – Samsung – 32 reclamações (24 atendidas, 03 não atendidas e 05 em andamento)
10º lugar –– Bradescard - 30 reclamações (20 atendidas, 04 não atendida e 06 em andamento)
11º lugar – C. Nova Com. Eletrônico – 29 reclamações (22 atendidas, 03 não atendidas 04 em andamento)
12º lugar –– Motorola S/A - 28 reclamações (22 atendidas, 01 não atendidas e 05 em andamento)