da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente divulgou nesta semana o balanço dos quatro anos da Administração do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB). Além da urbanização de importantes áreas verdes do município, são destaques no período as construções do Centro de Triagem, dos ecopontos e do Centro de Reabilitação de Animais e Zoonoses.
Na área de meio ambiente, os ecopontos, que começaram a ser construídos em 2009, hoje somam 29 unidades espalhados por toda a cidade. Só em 2012 foram construídos dez novos ecopontos, além da ampliação da unidade do Centro Esportivo do Trabalhador, na avenida Conceição, que dobrou a capacidade.
A secretária da pasta, Mariângela Gomes Carneiro, informou que atualmente, o município também conta com 204 pontos de coleta seletiva e dez PEVs (Postos de Coleta Voluntária), que contribuíram para a coleta de mais de 3 mil toneladas de lixo reciclável no período.
O material coletado, com exceção do óleo de cozinha usado, é enviado para o Centro de Triagem, inaugurado em 2009 no Aterro Sanitário, localizado na rodovia João Ceccon. “Enquanto em 2009 coletávamos 21 toneladas de recicláveis por mês, em 2012 estamos com uma média mensal aproximada de 110 toneladas. Para isso fizemos uma reforma no Centro de Triagem, dobramos a capacidade de recepção de materiais recicláveis, e aumentamos o número de funcionários de quatorze para vinte”, explica a secretária.
Desde maio de 2010, quando foi inaugurada pela Administração Municipal, a nova Usina de Biodiesel produziu mais de 145 mil litros de biocombustível. Com essa produção é possível abastecer mensalmente 150 veículos, entre caminhões e máquinas da frota da Prefeitura e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
Ainda falando em reciclagem, a Secretaria faz a coleta de uma média de 12 toneladas por mês de pneus que são descartados pelas borracharias da cidade. Para o reaproveitamento desses pneus a Prefeitura mantém um convênio com a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), que recebe todo o material coletado na cidade. O volume mensal de compostagem é de 150 toneladas e da coleta de Cata Bagulho, 700 toneladas por mês.
Plantios e nascentes
Em 2011 a Prefeitura de Indaiatuba realizou o Censo da Árvore, que fez o inventário florestal da área urbana do município. Foram cadastradas 8.480 árvores, 15% do total existente no município, cuja estimativa é de aproximadamente 57 mil árvores de 186 espécies diferentes, o que corresponde a uma árvore para cada 3,5 habitantes.
Diante dos resultados, este ano a Secretaria intensificou os plantios de porta a porta com o projeto de Arborização Urbana, que já plantou mais de 400 mudas de árvores nas calçadas de bairros em regiões onde o Censo apontou déficit de arborização, entre eles os jardins Paulista e Paulistano, Jardim Lauro Bueno, João Pioli e Camargo Andrade. Com o projeto piloto Floresta Urbana no Jardim Bela Vista, em 2012 foram plantadas mais de 2.500 mudas em vias públicas.
Desde o ano passado a Prefeitura intensificou o trabalho de recuperação de nascentes e APPs (Áreas de Preservação Permanente), algumas com a parceria de proprietários rurais, resultando no reflorestamento de 47 nascentes. Este ano foram plantadas 5.204 mudas de espécies nativas em nascentes do município e a área reflorestada foi de aproximadamente 31 mil metros quadrados. “Esta área supera a meta estipulada na diretiva mata ciliar do programa estadual Município Verde Azul”, ressalta Mariângela.
As concessionárias de veículos instaladas no município doaram cerca de 9 mil mudas de árvores para a Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente desde maio de 2011, em cumprimento da Lei Municipal nº 5.362, que determina o plantio de uma árvore por carro vendido na cidade. No segundo semestre de 2012, também entrou em vigor a Lei 6.051, que estende às concessionárias de ciclomotores e motonetas a obrigação da doação de uma muda por veículo vendido, e a primeira doação será em dezembro.
Licenças
Ainda no ano passado, a Prefeitura iniciou o convênio com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para gestão compartilhada referente a questões ambientais, como licenciamento para empresas e intervenções que tenham impacto local. Desde o final de março, quando a lei entrou em vigor, o município emitiu 43 licenciamentos, cinco renovações e três dispensas, além de outros seis processos estarem em andamento.
Ainda na área de meio ambiente, o prefeito Reinaldo Nogueira fecha os quatro anos de governo com nota 9,8 no Aterro Sanitário, a melhor nota da (RMC) Região Metropolitana de Campinas.
A Educação Ambiental é contínua e a equipe responsável pelo projeto ministrou mais de 200 palestras em escolas, instituições assistenciais, faculdades e empresas nesses anos.
Urbanismo
Entre as principais urbanizações dos quatro anos, a secretária Mariângela Gomes Carneiro relembra o Floresta Parque, a Praça da Juventude (Praça do Jardim Tropical e Campo do Jardim Belo Horizonte), o Parque Temático e, mais recentemente, o Boulevard da Cecap, que foram grandes projetos realizados em parceria com a Secretaria de Obras e Vias Públicas. Na lista das principais urbanizações do período ainda estão o Parque Ecológico da região do Jardim Itamaracá, a área de lazer do Jardim Europa, o entorno do córrego Belquior, no Jardim Rêmulo Zoppi, e o início dos trabalhos de urbanização da área de lazer do Jardim Monte Verde.
O Urbanismo fecha o ano de 2012 com 24 academias da Terceira Idade, sendo nove delas instaladas este ano nos jardins Europa, Morumbi, São Conrado, Camargo Andrade, Rêmulo Zoppi, Vale do Sol, Parque das Nações, Parque Corola e Parque das Frutas.
A Secretaria também comandou reformas e revitalizações de importantes áreas de lazer em todas as regiões da cidade, assim como as obras de reforma e ampliação do Cemitério dos Indaiás com a construção de novas carneiras, construção de novos banheiros, reforma e pintura da capela e do velório, entre outras benfeitorias. No Cemitério Candelária recebeu corrimão nas escadas e rampas de acesso, além de pintura.
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses também passou por reformas e foi ampliado. O prédio ganhou baias para animais em quarentena, novas baias para recreação e antiestresse, e construção de um espaço para recreação e banho de sol voltado aos filhotes. O Centro de Reabilitação entrou em atividade em abril de 2009 e desde então foram recolhidos 656, doados 613 e castrados 1.711 animais. A novidade deste ano é que a Administração está criando um Conselho de Proteção e Defesa dos Animais.
Para completar, o Terminal Rodoviário Alberto Brizola foi remodelado em parceria com a Secretaria de Obras, passou a contar com o apoio da Guarda Municipal em horário comercial, ganhou uma sorveteria, uma bomboniere e uma lan house e a instalação de painéis informativos de linhas de ônibus do transporte municipal. Já o Shopping Ponto Azul, passou por reforma da parte elétrica e do telhado.
Tudo isso, sem contar os trabalhos de rotina da Secretaria que envolve manutenção e limpeza de todas as praças e áreas de lazer do município e a coleta de lixo.