Caráter educativo e qualidade de vida direcionam atuação da Secretaria de Esportes
14/12/2012 - Indaiatuba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Garantir que a criançada reconheça no esporte um caminho para o exercício pleno da cidadania e estimular a vida saudável para promover o bem-estar entre pessoas de todas as idades. Estes são os objetivos da Secretaria Municipal de Esportes e todos os projetos desenvolvidos nos últimos quatro anos priorizaram estas metas, com o esforço de ampliar o atendimento e oferecer equipamentos e locais adequados para a realização das diversas modalidades. Em 2009, quase seis mil pessoas participavam dos programas de Esportes. Hoje, este número praticamente dobrou, alcançando quase 12 mil usuários. Os núcleos esportivos também aumentaram para atender a demanda, passando de 23 em 2009 para 28 em 2012. Os atletas de alto rendimento, espelho para as novas gerações, expandiram de 525 em 2009 para 800 atletas em 2012. Em complemento, o Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria, proporcionou à população intensa programação de eventos, atraindo ao município milhares de visitantes no período.
Pria: formação de base para as novas gerações
Uma das mais importantes iniciativas da Secretaria Municipal de Esportes, o Pria (Programação de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento) é um projeto direcionado a crianças na faixa etária de 06 a 17 anos que oferece iniciação esportiva em 28 modalidades, entre elas natação, handebol, futsal, basquete, karatê, capoeira, judô, voleibol, bicicross, hidroginástica, condicionamento físico, futebol, musculação, alongamento, atletismo, tênis de mesa, jump, ginástica artística, ginástica de trampolim, luta de braço, jiu-jitsu, rugby, tênis de campo, além de natação e atletismo PCD (pessoas com deficiência). Suas metas são o desenvolvimento da ética esportiva, a valorização do caráter educacional do esporte, a cooperação, a consciência corporal e o exercício pleno da cidadania, com amplo acesso à participação popular. Nestes últimos quatro anos, o esforço foi a ampliação do atendimento, possibilitando que cada vez mais moradores possam desfrutar do programa. “A principal função do esporte é colaborar com seu caráter educativo para a formação plena do cidadão”, destaca o secretário municipal de Esportes, Humberto Panzetti. “Na prática esportiva, a criança aprende valores como trabalho em equipe, disciplina, perseverança, vida saudável e ética, fundamentais para seu progresso como cidadão. Esta é a função do esporte, promover a inclusão social e estimular a qualidade de vida, por este motivo priorizamos a formação do esporte de base”, explica Panzetti. “Também asseguramos assim as novas gerações de esportistas do alto rendimento que, amanhã, irão inspirar os pequenos, em um círculo virtuoso”, diz. Em 2012, os alunos atendidos pelo Pria já somam 7.600, contra 2.942 em 2009, o que também eliminou as filas de espera.
Programa Lazer
Outra frente de trabalho da Secretaria no período foi o Programa Lazer, direcionado a adultos e à terceira idade. A idéia é estimular a prática esportiva, visando maior qualidade de visa, hábitos saudáveis e prevenção de problemas de saúde. O atendimento nestes últimos quatro anos foi expandido, atingindo 14 núcleos de lazer e 4.000 usuários em 2012 contra oito núcleos e 2.900 usuários em 2009. Entre as modalidades oferecidas estão ginástica, alongamento, hidroginástica, natação, musculação, voleibol e condicionamento físico. Uma ação de destaque do projeto que ganha cada vez mais adeptos é o Ginástica no Parque, iniciativa anual que oferece aulas gratuitas de ginástica no Parque Ecológico duas vezes por semana, na Praça do Lago e na Raia do Remo.
O Programa Lazer também desenvolve uma ação social já há sete anos e que conquistou mais adeptos neste período, é a campanha para arrecadação de fraldas geriátricas feita entre os alunos do projeto. Em 2012, a arrecadação bateu recorde, atingindo 12.600 unidades doadas para as entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.
Esporte de alto rendimento
Mais do que apenas defender o município em competições regionais, nacionais e até internacionais, o apoio ao esporte competitivo se dá também para que as conquistas de cada atleta possam inspirar crianças e jovens à prática esportiva. “Quando os mais novos têm contato com os nossos campeões, eles conhecem histórias de superação e determinação, eles vêm que é possível conquistar uma meta de vida com muito esforço e dedicação”, destaca Panzetti. O número de atletas de alto rendimento apoiados pela Secretaria passou de 525 em 2009 para 800 em 2012, mas o foco hoje é o suporte a profissionais que realmente treinam e desenvolvem suas atividades na cidade. “Não há sentido em investirmos em um atleta apenas para que ele conquiste medalhas e depois não converta esta experiência em benefício para a cidade e para impulsionar o esporte como um todo”, explica o secretário. “Queremos atletas que realmente estejam conosco e hoje inclusive temos vários campeões nacionais e internacionais que começaram no Pria e descobriram uma carreira”.
Entre as principais competições em que Indaiatuba tem participado nos último quatro anos, duas possuem especial representatividade e relevância, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do interior, e a cidade tem feito bonito nos últimos anos. Foram 130 medalhas nos Regionais em 2009 e 147 em 2012 em diversas modalidades, bem como 46 nos Abertos em 2009 e 51 em 2012. Este ano também registrou o acesso da equipe de futsal masculino pela primeira vez ao grupo de elite da Federação Paulista de Futsal.
Nas competições nacionais e internacionais, há igualmente grandes conquistas. Indaiatuba detém hoje, como exemplo, 18 títulos mundiais de luta de braço e possui um Centro de Treinamento da modalidade que é referência no país. Entre outras modalidades, no período foi campeã paulista de bicicross, campeã brasileira e mundial de judô, campeã brasileira de atletismo, campeã brasileira de supino, campeã brasileira de natação PCD, campeã paulista de handebol e campeã brasileira de peteca, entre muitos outros títulos. Em 2012, o município teve também dois atletas na equipe da seleção brasileira de natação PCD que foi aos Jogos Paralímpicos de Londres.
Indaiatuba também foi sede nestes anos de competições de grande porte que reúnem atletas de todo o Brasil e até de outros países, como Prova Ciclística 1º de Maio, Troféu Gold Swin de Natação, Copa América de Bicicross e Campeonato Mundial de Motocross.
Equipamentos e núcleos esportivos
Os últimos quatro anos marcaram também intenso período de manutenção, reformas e ampliação de núcleos esportivos e espaços de lazer, visando sempre oferecer instalações adequadas e modernas aos usuários. No período, foram feitas reformas na quadra do Ginásio Municipal de Esportes, reforma geral da Pista de Skate, reforma e asfaltamento da Pista de Bicicross, melhorias na infra-estrutura do Centro Esportivo do Trabalhador, no Centro Esportivo Rêmulo Zoppi, na Academia Municipal e na Arena Carlos Aldrovandi. As piscinas do Centro Esportivo do Trabalhador, do Rêmulo Zoppi e do Parque Corolla receberam aquecedores para possibilitar as aulas no clima mais frio. Novos equipamentos foram adquiridos para a academia de musculação do Parque Corolla. Como parte da manutenção freqüente dos núcleos, quadras esportivas, vestiários, arquibancadas, alambrados e campos são regularmente verificados e reparados. Foram inaugurados os núcleos esportivos Campo do Oliveira Camargo, Campo de Futebol do Jardim Belo Horizonte e a quadra de tênis do Parque Temático no Parque Ecológico.
Departamento de Turismo
As principais atividades do Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria de Esportes, abrangeram a realização de projetos educativos para escolas, realização e apoio a festividades e eventos e programas de capacitação de mão de obra especializada, além de ações especiais para moradores e visitantes. Indaiatuba também integra o Pólo do Circuito das Frutas e a Câmara Temática do Turismo da RMC, participando ativamente das reuniões e encontros mensais onde são debatidas iniciativas de interesse comum à região.
Entre os destaques do período estão o projeto Passeios da Memória (onde os estudantes visitam uma série de pontos históricos e conhecem mais sobre a cidade), o Na Trilha das Águas (passeio ambiental em parceria com o Saae direcionado a escolas), festival gastronômico Sabores de Indaiatuba e o passeio ciclístico Indaiatuba by Bike, com roteiros diferenciados pelas várias regiões do município, roteiros rurais de turismo voltados à 3ª idade com grupos ligados ao Funssol.
Alguns eventos se tornaram tradicionais na cidade e atraem visitantes de toda a região, como a Festa da Padroeira, as celebrações de Carnaval, o Encontro de Carros Antigos, a Festa das Nações Unidas Indaiatuba (Fenui), Festa do Chopp e do Sushi da Acenbi e, outros, mais recentes, como a Parada de Natal, inaugurada este ano, prometem se firmar como mais uma atração regular. Já a Feira das Artes, que acontece todos os sábados na Praça Rui Barbosa, se consolidou como vitrine do talento dos artesãos da cidade.
O Departamento intensificou ainda os projetos voltados à capacitação de mão de obra para o setor de turismo, visando colaborar para suprir a demanda cada vez maior em Indaiatuba, através de parcerias. Com o Sebrae, realizou o projeto “Colhendo Frutos com o Turismo”, com o oferecimento de consultoria gratuita ao agentes do trade (hotéis, bares, restaurantes e propriedades rurais) para elaboração de catálogo que destacasse as informações dos locais e os valorizassem junto ao público em geral, estimulando a visitação. Com o Senac, promoveu cursos de auxiliar de cozinha e camareira, bem como workshops de vinhos, sempre a preço acessível, subsidiado pela Prefeitura.
Levantamento do Departamento de Turismo revela que, até fevereiro deste ano, Indaiatuba já contava com 16 hotéis e pousadas (totalizando 1.294 leitos com ocupação média de 65%), 105 restaurantes com capacidade total para 3.919 pessoas, quatro pesqueiros, três propriedades rurais abertas à visitação turística e 15 agências de turismo.
Garantir que a criançada reconheça no esporte um caminho para o exercício pleno da cidadania e estimular a vida saudável para promover o bem-estar entre pessoas de todas as idades. Estes são os objetivos da Secretaria Municipal de Esportes e todos os projetos desenvolvidos nos últimos quatro anos priorizaram estas metas, com o esforço de ampliar o atendimento e oferecer equipamentos e locais adequados para a realização das diversas modalidades. Em 2009, quase seis mil pessoas participavam dos programas de Esportes. Hoje, este número praticamente dobrou, alcançando quase 12 mil usuários. Os núcleos esportivos também aumentaram para atender a demanda, passando de 23 em 2009 para 28 em 2012. Os atletas de alto rendimento, espelho para as novas gerações, expandiram de 525 em 2009 para 800 atletas em 2012. Em complemento, o Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria, proporcionou à população intensa programação de eventos, atraindo ao município milhares de visitantes no período.
Pria: formação de base para as novas gerações
Uma das mais importantes iniciativas da Secretaria Municipal de Esportes, o Pria (Programação de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento) é um projeto direcionado a crianças na faixa etária de 06 a 17 anos que oferece iniciação esportiva em 28 modalidades, entre elas natação, handebol, futsal, basquete, karatê, capoeira, judô, voleibol, bicicross, hidroginástica, condicionamento físico, futebol, musculação, alongamento, atletismo, tênis de mesa, jump, ginástica artística, ginástica de trampolim, luta de braço, jiu-jitsu, rugby, tênis de campo, além de natação e atletismo PCD (pessoas com deficiência). Suas metas são o desenvolvimento da ética esportiva, a valorização do caráter educacional do esporte, a cooperação, a consciência corporal e o exercício pleno da cidadania, com amplo acesso à participação popular. Nestes últimos quatro anos, o esforço foi a ampliação do atendimento, possibilitando que cada vez mais moradores possam desfrutar do programa. “A principal função do esporte é colaborar com seu caráter educativo para a formação plena do cidadão”, destaca o secretário municipal de Esportes, Humberto Panzetti. “Na prática esportiva, a criança aprende valores como trabalho em equipe, disciplina, perseverança, vida saudável e ética, fundamentais para seu progresso como cidadão. Esta é a função do esporte, promover a inclusão social e estimular a qualidade de vida, por este motivo priorizamos a formação do esporte de base”, explica Panzetti. “Também asseguramos assim as novas gerações de esportistas do alto rendimento que, amanhã, irão inspirar os pequenos, em um círculo virtuoso”, diz. Em 2012, os alunos atendidos pelo Pria já somam 7.600, contra 2.942 em 2009, o que também eliminou as filas de espera.
Programa Lazer
Outra frente de trabalho da Secretaria no período foi o Programa Lazer, direcionado a adultos e à terceira idade. A idéia é estimular a prática esportiva, visando maior qualidade de visa, hábitos saudáveis e prevenção de problemas de saúde. O atendimento nestes últimos quatro anos foi expandido, atingindo 14 núcleos de lazer e 4.000 usuários em 2012 contra oito núcleos e 2.900 usuários em 2009. Entre as modalidades oferecidas estão ginástica, alongamento, hidroginástica, natação, musculação, voleibol e condicionamento físico. Uma ação de destaque do projeto que ganha cada vez mais adeptos é o Ginástica no Parque, iniciativa anual que oferece aulas gratuitas de ginástica no Parque Ecológico duas vezes por semana, na Praça do Lago e na Raia do Remo.
O Programa Lazer também desenvolve uma ação social já há sete anos e que conquistou mais adeptos neste período, é a campanha para arrecadação de fraldas geriátricas feita entre os alunos do projeto. Em 2012, a arrecadação bateu recorde, atingindo 12.600 unidades doadas para as entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade.
Esporte de alto rendimento
Mais do que apenas defender o município em competições regionais, nacionais e até internacionais, o apoio ao esporte competitivo se dá também para que as conquistas de cada atleta possam inspirar crianças e jovens à prática esportiva. “Quando os mais novos têm contato com os nossos campeões, eles conhecem histórias de superação e determinação, eles vêm que é possível conquistar uma meta de vida com muito esforço e dedicação”, destaca Panzetti. O número de atletas de alto rendimento apoiados pela Secretaria passou de 525 em 2009 para 800 em 2012, mas o foco hoje é o suporte a profissionais que realmente treinam e desenvolvem suas atividades na cidade. “Não há sentido em investirmos em um atleta apenas para que ele conquiste medalhas e depois não converta esta experiência em benefício para a cidade e para impulsionar o esporte como um todo”, explica o secretário. “Queremos atletas que realmente estejam conosco e hoje inclusive temos vários campeões nacionais e internacionais que começaram no Pria e descobriram uma carreira”.
Entre as principais competições em que Indaiatuba tem participado nos último quatro anos, duas possuem especial representatividade e relevância, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do interior, e a cidade tem feito bonito nos últimos anos. Foram 130 medalhas nos Regionais em 2009 e 147 em 2012 em diversas modalidades, bem como 46 nos Abertos em 2009 e 51 em 2012. Este ano também registrou o acesso da equipe de futsal masculino pela primeira vez ao grupo de elite da Federação Paulista de Futsal.
Nas competições nacionais e internacionais, há igualmente grandes conquistas. Indaiatuba detém hoje, como exemplo, 18 títulos mundiais de luta de braço e possui um Centro de Treinamento da modalidade que é referência no país. Entre outras modalidades, no período foi campeã paulista de bicicross, campeã brasileira e mundial de judô, campeã brasileira de atletismo, campeã brasileira de supino, campeã brasileira de natação PCD, campeã paulista de handebol e campeã brasileira de peteca, entre muitos outros títulos. Em 2012, o município teve também dois atletas na equipe da seleção brasileira de natação PCD que foi aos Jogos Paralímpicos de Londres.
Indaiatuba também foi sede nestes anos de competições de grande porte que reúnem atletas de todo o Brasil e até de outros países, como Prova Ciclística 1º de Maio, Troféu Gold Swin de Natação, Copa América de Bicicross e Campeonato Mundial de Motocross.
Equipamentos e núcleos esportivos
Os últimos quatro anos marcaram também intenso período de manutenção, reformas e ampliação de núcleos esportivos e espaços de lazer, visando sempre oferecer instalações adequadas e modernas aos usuários. No período, foram feitas reformas na quadra do Ginásio Municipal de Esportes, reforma geral da Pista de Skate, reforma e asfaltamento da Pista de Bicicross, melhorias na infra-estrutura do Centro Esportivo do Trabalhador, no Centro Esportivo Rêmulo Zoppi, na Academia Municipal e na Arena Carlos Aldrovandi. As piscinas do Centro Esportivo do Trabalhador, do Rêmulo Zoppi e do Parque Corolla receberam aquecedores para possibilitar as aulas no clima mais frio. Novos equipamentos foram adquiridos para a academia de musculação do Parque Corolla. Como parte da manutenção freqüente dos núcleos, quadras esportivas, vestiários, arquibancadas, alambrados e campos são regularmente verificados e reparados. Foram inaugurados os núcleos esportivos Campo do Oliveira Camargo, Campo de Futebol do Jardim Belo Horizonte e a quadra de tênis do Parque Temático no Parque Ecológico.
Departamento de Turismo
As principais atividades do Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria de Esportes, abrangeram a realização de projetos educativos para escolas, realização e apoio a festividades e eventos e programas de capacitação de mão de obra especializada, além de ações especiais para moradores e visitantes. Indaiatuba também integra o Pólo do Circuito das Frutas e a Câmara Temática do Turismo da RMC, participando ativamente das reuniões e encontros mensais onde são debatidas iniciativas de interesse comum à região.
Entre os destaques do período estão o projeto Passeios da Memória (onde os estudantes visitam uma série de pontos históricos e conhecem mais sobre a cidade), o Na Trilha das Águas (passeio ambiental em parceria com o Saae direcionado a escolas), festival gastronômico Sabores de Indaiatuba e o passeio ciclístico Indaiatuba by Bike, com roteiros diferenciados pelas várias regiões do município, roteiros rurais de turismo voltados à 3ª idade com grupos ligados ao Funssol.
Alguns eventos se tornaram tradicionais na cidade e atraem visitantes de toda a região, como a Festa da Padroeira, as celebrações de Carnaval, o Encontro de Carros Antigos, a Festa das Nações Unidas Indaiatuba (Fenui), Festa do Chopp e do Sushi da Acenbi e, outros, mais recentes, como a Parada de Natal, inaugurada este ano, prometem se firmar como mais uma atração regular. Já a Feira das Artes, que acontece todos os sábados na Praça Rui Barbosa, se consolidou como vitrine do talento dos artesãos da cidade.
O Departamento intensificou ainda os projetos voltados à capacitação de mão de obra para o setor de turismo, visando colaborar para suprir a demanda cada vez maior em Indaiatuba, através de parcerias. Com o Sebrae, realizou o projeto “Colhendo Frutos com o Turismo”, com o oferecimento de consultoria gratuita ao agentes do trade (hotéis, bares, restaurantes e propriedades rurais) para elaboração de catálogo que destacasse as informações dos locais e os valorizassem junto ao público em geral, estimulando a visitação. Com o Senac, promoveu cursos de auxiliar de cozinha e camareira, bem como workshops de vinhos, sempre a preço acessível, subsidiado pela Prefeitura.
Levantamento do Departamento de Turismo revela que, até fevereiro deste ano, Indaiatuba já contava com 16 hotéis e pousadas (totalizando 1.294 leitos com ocupação média de 65%), 105 restaurantes com capacidade total para 3.919 pessoas, quatro pesqueiros, três propriedades rurais abertas à visitação turística e 15 agências de turismo.