Procon Indaiatuba expande acordos em audiências em 2012

10/1/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

 

O Procon de Indaiatuba, vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, acaba de divulgar o balanço das ações de 2012. O principal destaque é o aumento proporcional no número das audiências com acordo amigável, que alcançaram 778 do total de 919 realizadas, restando apenas 141 sem acordo e que foram encaminhadas ao Juizado de Pequenas Causas. Em 2011, foram 662 audiências no total e 537 com acordos amigáveis. Outro destaque na atuação do órgão no período foi a quantidade de casos resolvidos em acordos amigáveis através de cartas preliminares sem abertura de processo, com 1.006 ocorrências, frente a 259 em 2011. O total dos atendimentos realizados foi de 7.482, incluindo fornecimento de informações e esclarecimento de dúvidas. Entre as empresas mais reclamadas do município a telefonia permanece na dianteira, com Vivo Fixo (antiga Telefonica) em 1º com 203 reclamações, sendo 176 atendidas, e Claro, com 147 reclamações, sendo 109 atendidas. Em 3º está a Sky com 82 reclamações, sendo 72 atendidas.
“É cada vez mais freqüente a resolução dos problemas apenas no contato direto com a empresa, sem que seja preciso evoluir para um processo. Isso se deve ao esforço do Procon em manter um contato mais efetivo com os reclamados e também à conscientização das empresas sobre os direitos do consumidor”, destaca o coordenador do Procon Indaiatuba Wilson José dos Santos.
O balanço do Procon em 2012 aponta ainda 2.024 atendimentos referentes a questões trabalhistas, 1.422 à Nota Fiscal Paulista, 1.165 alegações enviadas a empresas reclamadas, 862 consultas para informações e 84 visitas em atos fiscalizatórios no comércio do município referentes ao cumprimento da legislação nas relações de consumo.
O Procon é o principal órgão de defesa do consumidor e está ligado à Secretaria Estadual de Justiça. Em Indaiatuba, existe desde 1989 vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos e o seu maior objetivo é resolver problemas no relacionamento entre empresas e clientes, sempre de maneira amigável. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos. Não ocorrendo o acordo, o órgão orienta o consumidor a entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas. A sede fica na Rua Almirante Barroso, 225 e o atendimento é realizado de segunda a sexta das 08h às 17h, pessoalmente, pelo telefone (19) 3834-7601 ou ainda pelo e-mail procon_indaiatuba@i.telefonica.com.br.
Ranking das empresas mais reclamadas no município em 2012
N° - Empresa Atendidas Não Atendidas Total
1° - Vivo fixo(Ant. Telefônica) 176 27 203
2° - Claro S/A 109 38 147
3° - Sky 72 10 82
4° - Tim Celular 55 17 72
5° - Banco Bradesco 50 3 53
6°- B.V. Financeira 26 23 49
7° - Banco Santander 40 9 49
8° - Net Serviços 37 10 47
9° - Vivo celular 39 5 44
10° -Magazine Luiza 30 6 36
11°- Embratel 26 6 32
12°- Motorola 15 16 31

O Procon de Indaiatuba, vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, acaba de divulgar o balanço das ações de 2012. O principal destaque é o aumento proporcional no número das audiências com acordo amigável, que alcançaram 778 do total de 919 realizadas, restando apenas 141 sem acordo e que foram encaminhadas ao Juizado de Pequenas Causas. Em 2011, foram 662 audiências no total e 537 com acordos amigáveis. Outro destaque na atuação do órgão no período foi a quantidade de casos resolvidos em acordos amigáveis através de cartas preliminares sem abertura de processo, com 1.006 ocorrências, frente a 259 em 2011. O total dos atendimentos realizados foi de 7.482, incluindo fornecimento de informações e esclarecimento de dúvidas. Entre as empresas mais reclamadas do município a telefonia permanece na dianteira, com Vivo Fixo (antiga Telefonica) em 1º com 203 reclamações, sendo 176 atendidas, e Claro, com 147 reclamações, sendo 109 atendidas. Em 3º está a Sky com 82 reclamações, sendo 72 atendidas.

“É cada vez mais freqüente a resolução dos problemas apenas no contato direto com a empresa, sem que seja preciso evoluir para um processo. Isso se deve ao esforço do Procon em manter um contato mais efetivo com os reclamados e também à conscientização das empresas sobre os direitos do consumidor”, destaca o coordenador do Procon Indaiatuba Wilson José dos Santos.

O balanço do Procon em 2012 aponta ainda 2.024 atendimentos referentes a questões trabalhistas, 1.422 à Nota Fiscal Paulista, 1.165 alegações enviadas a empresas reclamadas, 862 consultas para informações e 84 visitas em atos fiscalizatórios no comércio do município referentes ao cumprimento da legislação nas relações de consumo.

O Procon é o principal órgão de defesa do consumidor e está ligado à Secretaria Estadual de Justiça. Em Indaiatuba, existe desde 1989 vinculado à Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos e o seu maior objetivo é resolver problemas no relacionamento entre empresas e clientes, sempre de maneira amigável. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos. Não ocorrendo o acordo, o órgão orienta o consumidor a entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas. A sede fica na Rua Almirante Barroso, 225 e o atendimento é realizado de segunda a sexta das 08h às 17h, pessoalmente, pelo telefone (19) 3834-7601 ou ainda pelo e-mail procon_indaiatuba@i.telefonica.com.br.


Ranking das empresas mais reclamadas no município em 2012


N° - Empresa Atendidas Não Atendidas Total


1° - Vivo fixo(Ant. Telefônica) 176 27 203


2° - Claro S/A 109 38 147


3° - Sky 72 10 82


4° - Tim Celular 55 17 72


5° - Banco Bradesco 50 3 53


6°- B.V. Financeira 26 23 49


7° - Banco Santander 40 9 49


8° - Net Serviços 37 10 47


9° - Vivo celular 39 5 44


10° -Magazine Luiza 30 6 36


11°- Embratel 26 6 32


12°- Motorola 15 16 31

 

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