da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O ano mal começou e o Departamento de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia já tem novidades. A equipe trabalha em projetos importantes para a cidade como o novo prédio da Biblioteca e do Arquivo Municipal, que será construído na rua Vitória Régia, Jardim Pompéia.
Segundo informou o secretário de Engenharia, Sandro de Almeida Lopes Coral, o prédio que abrigará a Biblioteca e o Arquivo terá três pavimentos que totalizarão 2.116,32 m² de construção em um terreno de 2.720m².
No pavimento térreo, onde ficará o arquivo permanente do Pró-Memória, terá uma recepção, salas de multimídia/reuniões, de consulta, pesquisa probatória, direção, trabalho técnico-arquivístico, digitalização, servidor, coleções especiais, copa, sanitários. No superior funcionará o arquivo intermediário do Pró-Memória, com sala para controle, microfilmagem, arquivos e sanitários, entre outros. Já no pavimento inferior ficará a Biblioteca, com recepção, acervo, leitura, administração, copa e sanitários. O prédio também terá elevadores e rampas, estacionamento, jardins e três acessos distintos.
Coral explica que a lista de projetos em andamento ainda inclui a segunda fase do Velódromo que oferecerá toda a infraestrutura necessária para as competições oficiais, o novo prédio da unidade de saúde da Cecap, a reforma do Ambulatório de Saúde da Mulher e uma área de lazer no entorno do Centro Esportivo do Jardim Califórnia.
A segunda fase do Velódromo, que consiste na construção de arquibancada coberta, estrutura destinada ao público, bloco das equipes e estacionamento, terá 2.079,82m² de construção. A primeira etapa que é a construção da pista, já está em andamento na rua Miguel Domingues, nº 790, no Jardim Regina.
Sobre o novo prédio da unidade de saúde da Cecap (Vila Brigadeiro Faria Lima), localizado na rua Vital Barnabé, o secretário explicou que a construção é necessária porque o prédio atual já não comporta mais a unidade. Pelo projeto, o edifício antigo será demolido e construído um outro no local, com 692,76m² de área, distribuídos em sete consultórios; salas de pré-consulta; vacina; procedimentos; inalação; observação e de assistente social. O prédio terá também quatro salas de odonto; sala de reuniões; de administração; de espera adulto e infantil; recepção; arquivo; dispensário medicamentos; materiais; esterilização; expurgo; almoxarifado;
refeitório; copa; sanitários e vestiários e área de serviços.
Ainda na área de saúde, a Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia trabalha nas mudanças do projeto para licitar a obra da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Itaici, que inicialmente seria construída no Jardim Florença. A mudança de terreno para a rua Joaquim Pedroso Alvarenga, nº 5, foi necessária para atender melhor a região.
A unidade terá 408,13 metros quadrados com cinco consultórios; um consultório coletivo de odontologia com três equipes; sala de vacina; inalação; sala de curativos; dispensário de medicamentos; recepção; espera adulto e pediatria; sala de reuniões; copa; almoxarifado; arquivo; coordenação; utilidades; expurgo; vestiários masculinos e femininos e sanitários acessíveis. Depois de pronta, a unidade terá capacidade para atender cerca de 11 mil famílias.
Ainda este ano, o Ambulatório de Saúde da Mulher (UBS 7) também será reformado e a Engenharia trabalha no projeto.
O projeto da praça que será construída no entorno do Centro Esportivo do Jardim Califórnia, também está em andamento e deve ser finalizado nos próximos dias.