da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Em 7 de fevereiro, o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, formalizou a doação de 3.079 carcaças de hidrômetros obsoletos e inservíveis, com mais de cinco anos de uso, ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura). A doação foi recebida pela presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopez Cruz, que informou que o resultado da venda dos equipamentos será revertido para execução de programas sociais que beneficiam principalmente a população carente de Indaiatuba.
De acordo com recomendação da Portaria 246/00, do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), após cinco anos de uso, o hidrômetro (medidor de consumo de água) deve ser substituído, em razão do desgaste interno do equipamento, que torna menos exata a aferição do real volume de água consumido no imóvel.
“Atualmente, a maior parte dos hidrômetros de Indaiatuba têm cinco ou menos anos de uso, em razão de uma política do Saae de atualizar permanentemente o parque de hidrômetros da cidade, com base na recomendação do Inmetro”, esclarece o superintendente da autarquia.
“A troca dos hidrômetros que superaram o prazo de cinco anos de uso, por aparelhos novos, que é feita gratuitamente, sem ônus para o usuário, significa a garantia de uma leitura correta tanto para o Saae, como para o usuário”, complementa Gaspar.
Na foto: Waldir Carvalho, chefe da Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, Enides Nogueira Lopez Cruz, presidente do Funssol, e o engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, superintendente do Saae