da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública apontam queda de 70,1% nos furtos e roubos de veículos, em Indaiatuba. A comparação leva em conta, 2008, antes da implantação do monitoramento veicular e do COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Municipal e 2012, já com sistema em funcionamento. Segundo a estatística do Governo Estadual, os números despencaram de 1.097 para 328.
A meta estipulada pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) ao assumir seu terceiro mandato, em 2009, era redução de 20% para esses tipos de delitos. A proposta é evoluir sempre. “Temos nos esforçado para melhorar continuamente e garantir mais segurança aos moradores. Trabalhamos integrados com as demais forças policias, com tecnologia e inteligência para transformar dados em informação. Tornamo-nos referência. Mas nada disso seria possível sem o apoio do prefeito e o empenho dos nossos guardas municipais, que estão nas ruas combatendo o crime com competência no dia-a-dia”, comenta o chefe de Gabinete e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto.
A queda, na comparação dos períodos, é também registrada em outros crimes como roubo e homicídio. Os homicídios caíram 6,7%, sendo que em 2012 não houve nenhum latrocínio. Já os roubos decresceram 26,3%. Os números comprovam que o trabalho integrado entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil com apoio do Setor de Inteligência e do COI proporcionou resultados não somente na redução dos furtos e roubos de veículos. Somente os furtos cresceram 13,3%.
Atualmente o sistema de monitoramento possui 165 câmeras em 91 pontos. Elas estão distribuídas nas entradas e saídas da cidade, além de pontos estratégicos dentro do município. São 63 pontos de monitoramento urbano com 83 câmeras. Essas são monitoradas por operadores. Há ainda outras 90 câmeras em 37 pontos de monitoramento veicular que funcionam automaticamente.