Engenharia testa novo método construtivo para pista do velódromo

22/2/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia paralisou as obras de construção do Velódromo de Indaiatuba para a realização de estudos de ajuste da técnica de execução da pista em concreto armado. A mudança do método construtivo da pista tornou-se necessária diante de problemas apresentados recentemente em pistas do mesmo modelo construídas em outros municípios, o que prejudica a sua funcionalidade. A previsão da retomada dos serviços é no início de abril. 

Como a obra recebe verba do Governo Federal, a paralisação dos serviços foi solicitada pelo Departamento de Projetos da Engenharia até a conclusão dos testes com o novo material. Diante da aprovação da Caixa, há alterações de projeto e planilha de quantitativos de serviços a serem apresentados e aprovados antes da retomada das obras.

Conforme explicou o arquiteto Rubens Oliveira, que é assessor da Engenharia, os dados finais somente poderão ser enviados para análise após a conclusão da segunda pista teste, necessária ao ajuste do traço do concreto, que será executada nos próximos dias. A primeira já foi concluída. 

O arquiteto completou que além da necessidade de aguardar o envio da documentação necessária por parte da Caixa, a retomada da obra no mês de abril é conveniente em virtude do excesso de chuvas fortes, comuns nesta época do ano. “Por ser uma pista em concreto armado a céu aberto o excesso de chuvas poderia danificar a obra”, explica. 

A Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia emitiu a Ordem de Serviço para a construção do Velódromo de Indaiatuba no dia 19 de junho, com prazo de dez meses para a conclusão, o que deve ser revisto logo após o reinício das obras. 

Localizado na rua Miguel Domingues, 790, no Jardim Regina, o local será usado para competições na modalidade esportiva de ciclismo. A pista que ocupará a área de 2.876,76 m², incluindo o túnel de entrada, terá 250 metros lineares com sete metros de largura. 

O investimento na obra será no valor de R$ 1.322.992,26, sendo R$ 975 mil referentes ao convênio com o Ministério de Esportes e o restante de contrapartida da Prefeitura. A Construtora Tutida Ltda. Epp é responsável pela execução dos serviços. 

O Velódromo de Indaiatuba cumprirá as exigências da UCI (Union Cycliste Internationale) para que ele seja homologado para receber eventos internacionais de ciclismo.

Compartilhe no Whatsapp