Hemocentro realiza treinamento na Fiec e tem meta de cadastrar 200 doadores de medula

22/2/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro), realizou na terça-feira (19), um treinamento com a equipe de voluntários para o cadastramento de doadores de medula óssea. Há anos a Fiec realiza a campanha de Doação de Sangue e desde 2012, o hemocentro cadastra doadores de medula óssea. Porém, excepcionalmente neste sábado (dia 23), no dia da Doação de Sangue, o hemocentro cadastrará 200 pessoas para serem inclusas no Redome - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Para isto, o superintendente da Fiec, João Neto, disponibilizou o aumento de toda infraestrutura da Fiec I com aumento de salas e profissionais para melhor atender aos interessados. 

Participaram do treinamento a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, a coordenadora do curso de Enfermagem da Fiec, Thelma Gil, além do representante da ONG Gabriel Valdir Carvalho e profissionais da Secretaria da Saúde de Indaiatuba. 

Para se cadastrar e ser um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não possuir nenhuma doença infecciosa ou incapacitante. Aids, Câncer e Hepatite C são as doenças proibitivas para a inscrição como doador. Portanto, hepatites A e B, pressão alta, diabetes, entre outras, não inibem a inscrição. No momento em que for convocado como doador será feita uma bateria de exames. 

A medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante de medula óssea é

recomendado a pacientes com doenças que afetam as células do sangue, como leucemias, anemia a plástica e linfomas. O transplante é a substituição da 

medula óssea doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células da medula óssea e do sangue. 

O cadastramento ocorrerá sempre no último sábado de cada mês, na ocasião da campanha mensal de Doação de Sangue realizada na Fiec I, situada na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405 - Jardim Regina. 

Confira as datas:

23/02 - 30/03 - 27/04 - 25/05 - 29/06 - 27/07 - 31/08 - 28/09 - 26/10 - 30/11 - 21/12

Compartilhe no Whatsapp