da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento continua oferecendo gratuitamente aos empresários do município, o serviço de consultoria aduaneira junto ao Núcleo de Comércio Exterior. O serviço é prestado aos empresários que realizam ou pretendem realizar operações de comércio exterior. Os atendimentos acontecem com hora marcada às quartas-feiras. Os interessados em receber este atendimento devem agendar uma visita na Secretaria de Desenvolvimento pelo telefone (19) 3834-9369 ou pelo email: desenvolvimento05@indaiatuba.sp.gov.br.
O consultor fica disponível para esclarecer dúvidas apresentadas e orienta nos assuntos relacionados diretamente a área aduaneira, como: classificação fiscal, alíquotas aplicáveis, regimes especiais. As dúvidas mais frequentes das empresas, apontada pelo Núcleo, estão relacionadas aos tramites legais e burocráticos do processo de importação e exportação. Dentre os assuntos abordados pelas empresas já atendidas pelo Núcleo estão: certificação de origem na Fiesp; cancelamento de uma exportação e emissão de Nota de Crédito; legalidade de uma operação; despacho aduaneiro; informações sobre novos negócios e trâmites burocráticos para importação; redução de carga tributária nas compras pra exportação e uso do regime aduaneiro de ‘Drawback Integrado Suspensão’ e ‘Drawback Integrado Intermediário’.
Os atendimentos realizados pelo Núcleo visam apoiar as empresas que atuam ou pretendem atuar no comércio exterior em suas operações. “Este é um trabalho de extrema importância para garantir uma transação correta e segura, pois um pequeno erro na identificação de um produto no momento da descrição pode comprometer toda a transação internacional, impossibilitando a empresa de efetuar a exportação, limitando o produto ao mercado interno”, comenta a diretora de Indústria e Comércio, Janaina Faccioni Nogueira.
Para o Secretario de Desenvolvimento, Renato Orlando Stochi, muitas empresas operam no comércio exterior, mas nem sempre fazem da melhor forma. “Há casos em que as empresas recolhem valores de impostos superiores por falta de conhecimento e análise do produto. A otimização na apuração e recolhimento de tributos torna o produto mais competitivo já que, o valor do imposto reflete diretamente no preço final”, explica o secretário da pasta.