da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica obteve a confirmação de mais 11 casos de dengue no município, que somam agora 36 casos da doença registrados este ano. São 24 autóctones, sete importados residentes, um importado não residente e um indeterminado. Outros três casos positivos estão investigação quanto a procedência do paciente. Há ainda 54 suspeitas da doença que aguardam o resultado dos exames, avaliados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
O bairro que mais gera preocupação por parte da coordenação do Programa de Controle da Dengue é o Jardim Santa Cruz, onde foram notificados oito casos autóctones de dengue e há ainda outras 13 suspeitas. Em segundo lugar vem o Jardim Morada do Sol com cinco casos autóctones e sete suspeitas. “A situação está bastante delicada no Jardim Santa Cruz, pois apesar de ser um bairro pequeno está concentrando a maioria dos casos positivados. Temos intensificado as ações de combate a criadouros na região, mas a colaboração da população é primordial”, alertou o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Odenir Sanssão Piveta. A última ação desenvolvida no bairro, ocorrida dia 20 de março, abrangeu 168 imóveis e resultou na retirada de 14 criadouros com larvas e emissão de 17 comunicados de advertência. Outras ações estão previstas para serem realizadas no Jardim Santa Cruz em abril.
Nesta última semana foram realizadas ainda buscas ativas de casos suspeitos e retirada de criadouros nos bairros Vila Furlan e Cidade Nova, onde foram trabalhados 301 imóveis e encontrados 20 criadouros com larvas e outros 14 com água, mas sem a presença de larvas. O programa emitiu comunicados de advertência para 34 moradores.