Urbanismo vai comercializar resíduos gerados na produção de biodiesel

2/4/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente vai comercializar os resíduos do óleo usado na produção do biodiesel a partir deste mês. A renda será destinada ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade), a exemplo do que já acontece com o material reciclado. 

Segundo informou o secretário da pasta, José Carlos Selone, anteriormente os resíduos eram doados porque não havia uma empresa interessada em comprar o produto. “A mesma empresa que recebia a doação passará a pagar pelo produto. Vamos continuar dando a destinação correta a todo o óleo usado que coletamos e ainda poderemos ajudar um pouco mais os projetos do Funssol”, avisa. 

A comercialização desse produto é feita com base no Decreto 10.553, de 20 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a destinação de materiais recicláveis e dá outras providências. Na produção do biocombustível, cada litro de óleo gera em torno de 30% de resíduos. 

A empresa que comprará o produto está localizada no município de Campinas e possui todas as licenças ambientais devidas para receber esse tipo de resíduo, que utiliza para a produção de massa de vidro. 

A nova Usina de Biodiesel foi inaugurada pela Prefeitura em maio de 2010 e produziu desde então mais de 150 mil litros de biocombustível. Com essa produção é possível abastecer mensalmente 150 veículos, entre caminhões e máquinas da frota da Prefeitura e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Compartilhe no Whatsapp