da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba em parceria com a CPFL Piratininga iniciou o programa CPFL nas Escolas com o objetivo de orientar a comunidade para o consumo consciente de energia. Neste mês 13 escolas da rede municipal já estão aplicando o programa para os alunos. O projeto já capacitou os educadores das escolas para disseminar os conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. A capacitação aconteceu no Hotel Ybiá.
Com duração prevista de seis meses, o Programa adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do Procel, e tem como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de Ensino Fundamental da rede pública municipal. “Além de capacitar os educadores para que sejam multiplicadores dos conceitos para as crianças, a CPFL pretende envolver também as famílias a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades em que atua, promovendo o conceito de consumo eficiente”, explica Marney Antunes, Diretor Comercial da CPFL Energia.
Na primeira fase do projeto, a equipe docente será capacitada por monitores do programa com a metodologia do Procel. “Os professores serão nossos multiplicadores e utilizarão materiais de apoio e kit Procel para disseminação do conhecimento que receberam”, conta Antunes.
Após desenvolverem os conteúdos em sala de aula, como etapa final, alunos, professores e comunidade terão a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, um caminhão onde serão desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e utilização racional dos recursos. Além de conhecerem equipamentos mais eficientes, os visitantes vão participar de atividades lúdicas e artísticas (filme e peça de teatro) acerca do tema “energia”.
Abrangência
O CPFL nas Escolas está sendo realizado em quase 500 escolas municipais nas cidades da área de atuação das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga, de acordo com proposta aprovada junto à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Na região atendida pela CPFL Paulista, 35 municípios serão contemplados pelo projeto: mais de 1.500 educadores de 293 instituições de ensino municipal serão capacitados e 50 mil alunos beneficiados.
Na área de atuação da CPFL Piratininga o CPFL nas Escolas será desenvolvido em 200 escolas municipais de 26 municípios. Serão treinados mais de 1 mil educadores, que disseminarão os conhecimentos adquiridos para cerca de 35 mil alunos.
Conheça a lista das instituições de ensino de Indaiatuba contempladas com o projeto CPFL nas Escolas:
EMEB Profº Luiz Carlos Batista de Moura
EMEB Profª Sylvia T de Camargo Sannazzaro
EMEB Profª Maria Nazareth Pimentel
EMEB Profº Aparecido Batista dos Santos
EMEB Profº Sergio Mário de Almeida
EMEB Profª Maria Benedicta Guimarães
EMEB Profª Benedita Wagner de Campos
EMEB Doardo Borsari
EMEB Profº Wladir Olivier
EMEB Padre Joaquim Aparecido Rocha
EMEB Profª Maria Albertina Bannwart Berdu