da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) foi representada na última quarta-feira (03) no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O objetivo foi acertar os últimos detalhes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e assinar o termo de Adesão para a implementação do programa na instituição.
O superintendente João Neto foi recepcionado pela coordenadora geral de desenvolvimento e monitoramento de programas Nilva Schroeder e recebeu das mãos de Marcelo Machado Feres diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica ambos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) o termo de Adesão à Bolsa Formação do Pronatec.
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal com iniciativa da presidenta da república Dilma Rousseff através da Lei n° 12.513 em 26 de Outubro 2011, cuja o objetivo é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
O programa será executado em Indaiatuba através da Fiec para 2600 alunos matriculados no ensino médio (segundo e terceiro ano) da rede pública e do EJA (Educação Jovens e Adultos) e contará ainda com 750 vagas direcionadas a jovens a partir de 15 anos e adultos que estejam desempregados ou em busca de qualificação profissional.
Além dos benefícios já oferecidos pela Fiec como: material didático, Kit escolar, uniforme escolar e transporte, para os alunos desse programa também serão oferecidos lanches e seguro de acidentes pessoais.
Para atender a esses novos alunos a Fiec realizará processo seletivo com a expectativa de contratação de 150 professores, esses receberão boa remuneração uma vez que, trata-se de um programa idealizado pelo Governo Federal responsável também pela distribuição de recursos desse programa.
João Neto ressaltou a importância da Câmara Municipal de Indaiatuba para a implementação do programa já que dez dos doze vereadores foram favoráveis a adesão do Pronatec e aprovaram a lei n° 6.114 de 4 Abril de 2013 que estabelece a bolsa formação e fixa salários para a contratação por tempo determinado dos futuros docentes que atenderão ao programa. “Agradeço a todos os vereadores que tiveram uma visão ampla desse programa e que nos ajudaram na implementação desse projeto de envergadura nacional e que permitirá que Indaiatuba cresça ainda mais e atenda a demanda de qualificação profissional”.
O superintendente ainda lembrou que foi necessário muito empenho para conseguir a adesão ao Pronatec “Logo que o programa foi anunciado em 2011 fui a Brasília acompanhado da diretora de ensino da Fiec, Eliane Geiss onde representei o prefeito Reinaldo Nogueira em uma reunião realizada com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Wanderley Dias de Freitas e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Setec, Marco Antonio de Oliveira. A Fiec foi a primeira escola técnica municipal a reunir-se com o MEC já que a proposta veio de encontro ao trabalhado já realizado pela Fundação que é a formação de mão de obra qualificada. Desde então começamos uma longa jornada e graças ao trabalho cooperativo entre a Prefeitura , Câmara Municipal e Fiec fomos contemplados com a assinatura desse Convênio em parceria com o Governo Federal.
Para o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) mais uma vez Indaiatuba saiu na frente, “seremos a primeira instituição pública municipal do país a receber o programa e capacitar 3350 pessoas entre os cursos técnicos e de qualificação, nosso trabalho é tornar Indaiatuba ainda melhor e essa oportunidade beneficiará a todos”.