da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O chefe de Gabinete e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto, participou segunda-feira (8) como representante do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) da primeira reunião do Gabinete Metropolitano de gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Considerando que o Gamesp é o primeiro gabinete regional criado pelo Governo do Estado, tem o objetivo de integrar as ações necessárias à prevenção, repreensão e redução do crime e da violência na RMC.
Esteve presente na reunião o secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira; o secretário adjunto de Segurança, Antonio Carlos da Ponte; o secretário do Estado de SP de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita; o prefeito de Campinas, Jonas Donizette; o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 2), Delegado Licurgo Nunes Costa; o comandante interino da CPI 9 (Comando de Policiamento do Interior) tenente coronel PM, João Carlos Arraes; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira; o comandante do CPI 2, coronel PM, Carlos de Carvalho Jr, o diretor do Deinter 9, Ely Vieira de Faria, a vice-presidente do Conselho da RMC e Prefeita de Sumaré, Cristina Carrara e a diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana.
Iniciando o evento o prefeito de Campinas agradeceu a presença de todos e destacou a importância do encontro. “Temos o intuito de realizar ações conjuntas para combater o crime, que é uma luta constante. Vamos interagir buscar novas propostas e trabalhar juntos, que possamos ter os caminhos e condições para enfrentar a violência de maneira eficaz”, disse Jonas Donizetti.
O secretário do Estado de SP de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, destacou a funcionalidade do Gamesp. “O que é fundamental é que essa ação está em conjunto com o Estado e para trabalhar a prevenção precisamos do apoio também da educação, cultura e esporte. Temos que agir de forma inteligente e pensamos
na RMC em todas as áreas e também temos o ponto de vista da segurança. Quero agradecer a participação efetiva do secretário Fernando Grella neste Gabinete que irá se reunir pelo menos uma vez a cada 40 dias”, fala Mesquita.
O secretário de Segurança do Estado, Fernando Grella, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os municípios e o Estado. “O problema de segurança afeta todos e é indispensável à aproximação com os municípios visando ações para melhorar este quadro. É importante destacar que o índice de criminalidade do Estado de São Paulo é o menor do País, não há motivos para alarmar, mas podemos melhorar ainda mais. Estamos no caminho certo e é preciso deste trabalho em conjunto para alcançar os melhores resultados”, relata Grella.
Na sequência o secretário adjunto de Segurança, Antonio Carlos da Ponte, falou que o Gamesp tem objetivo estabelecer metas de combate ao crime. “Queremos alcançar um patamar diferente de estudo e enfrentamento, realizando a avaliação de dados estatísticos como homicídio, roubo e furto de veículo e latrocínio”; destaca Ponte. O secretário adjunto fez a apresentação de todos os dados de segurança das 19 cidades que compõe a RMC e os índices de criminalidade.
Após a apresentação dos dados foi aberta a palavra das autoridades de segurança da Região e para os prefeitos e representantes dos municípios. Cada um explanou sobre os principais problemas no setor de segurança. O secretário de Defesa e Cidadania de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, fez uso da palavra e mencionou o sistema de monitoramento utilizado no município e ainda sugeriu ao secretário Grella a destinação de verba para compra e manutenção de monitoramento. “Hoje contamos com verbas que vem da Agemcamp, mas não são exclusivas para os sistemas de monitoramento, o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), já propôs que a haja uma verba para este fim, assim outros municípios podem ser beneficiados com este sistema, o qual permite a integração entre a Guarda Municipal e a Policia Militar garantindo uma segurança mais eficaz a população e uma ação mais rápida no serviço operacional dos órgãos”, sublinha Alexandre.
Encerrando o encontro o secretário de Segurança do Estado apartou os principais pontos levantados pelas autoridades municipais presentes. “Vamos analisar todas as questões levantadas sobre a segurança nos municípios. Sobre a falta de efetivo que foi uma das principais preocupações das autoridades municipais o governador do Estado já está analisando concursos públicos para suprir essas necessidades. Outro ponto importante é que podemos observar o sistema de Indaiatuba e tê-lo como ponto de partida para o estudo de implantação nos outros municípios”, ressaltou. Ao final do evento o secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto, convidou o secretário de Segurança do Estado para visitar o sistema do Centro de Operações e Inteligência (COI), o mesmo se comprometeu em visitar o município para conhecer de perto todo o monitoramento de segurança.