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Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Gestão de clínica médica: principais pontos!

25/5/2022 - Indaiatuba - SP

Gestão de clínica médica

Foto de Pavel Danilyuk no Pexels

A gestão de clínica médica é um trabalho muito importante no cuidado com a saúde. Principalmente porque é o gestor nessa área que deve pensar em cada detalhe da logística clínica.

Mas, o que se deve fazer para ser um bom gestor de clínica médica? Quais são as principais características desse trabalho tão importante na vida das pessoas? É sobre todos esses pontos que falaremos aqui.

Para que serve a gestão clínica?

Em poucas palavras, quem trabalha nessa função tem por missão pensar a logística de absolutamente tudo em relação à clínica. Não basta apenas que a pessoa saiba lidar com atendimento ou encontrar boas pessoas para isso. Tudo na clínica deve ser alvo desse gestor.

A gestão clínica se torna um desafio se a pessoa não tem atenção aos detalhes. Cada um deles farás muita diferença na imagem e na fama desse lugar. Por isso, é muito importante que o profissional que atua nessa função conheça bem cada um dos pontos envolvidos em seu trabalho.

Como fazer uma boa gestão clínica?

A clínica é por excelência o lugar da saúde. Por isso, cada coisa ali deve ser pensada com esse objetivo. E quando falamos nisso, estamos nos referindo a absolutamente tudo ali dentro e que está e contato direto com o paciente.

Por essa razão, uma boa gestão clinica se faz pensando e planejando cada coisa. Mas também se pode pensar num retorno dos próprios clientes. Em outras palavras, é muito positivo saber o que as pessoas estão pensando sobre a clínica.

Para quem não tem muita experiência nessa função, não precisa se desesperar. Isso porque hoje há um excelente serviço de consultoria em gestão clínica. São pessoas especializadas e com experiência que podem ajudar com ideias de mudanças.

Como inovar nessa profissão?

Se você é ou deseja ser um bom gestor de clínica, não pode tratar esse trabalho apenas uma instituição. O que queremos dizer é que o trabalho de gestor é basicamente o de arrumar a casa para receber visitas.

A maior inovação que se pode pensar quando o assunto é gestão de clínicas é transformar esse espaço numa casa confortável e acolhedora. O que queremos dizer com isso é que a pessoa que procura uma clínica não precisa se sentir num ambiente pesado? O tratamento já começa na poltrona confortável na sala de espera.

Principais pontos da gestão clínica

Bom, já deixamos claro que esse é um trabalho bem amplo. Além disso, o foco do gestor deve ser sempre os detalhes. Cada clínica terá os seus detalhes, as suas características e necessidades. Contudo, alguns pontos são comuns, é sobre alguns deles que falaremos aqui agora.

1. Espaço físico!

O espaço que irá acolher todos os dias as pessoas na clínica sem dúvida nenhuma é um dos mais importantes pontos da gestão de clínica. Acontece, que ao chegar o paciente precisa entender que está entrando em um ambiente pensado para ele.

Esse justamente é o filtro para se pensar o espaço: o que será bom para o cliente.

2. Higiene

Um espaço limpo e organizado é o que todos merecemos. Principalmente quando ao assunto é saúde. Além de cuidar da limpeza do espaço, é muito bom que se tenha lugares para o asseio pessoal. Por exemplo, banheiros, lavabos e recipientes com álcool para as mãos.

3. Sala de espera

Enquanto um paciente espera para ser atendido, é muito interessante que ele se sinta confortável e esperado naquele espaço. Deixe sempre disponível na sala de espera um ambiente com café, chás, entre outras coisas que pense ser necessário.

O objetivo com isso é que o tempo que a pessoa passar ali seja agradável. Além disso, geralmente as pessoas estão na clínica num momento de pausa. Portanto, pode ser também um momento para relaxar e se esquecer por um momento das preocupações do dia a dia.

4. Atendimento

Tenha sempre uma equipe preparada para o que é previsto e, principalmente, os imprevistos. Em outras palavras, um gestor de clínica médica precisa contar com sua equipe em todo momento que houver necessidade. Isso quer dizer que na recepção, por exemplo, uma pessoa precisa estar preparada para todo tipo de atendimento, além de ser também os olhos do gestor naquele ambiente.

Pró-atividade e espírito de pertença são diferenciais que ajudam muito esses profissionais no momento de atender os pacientes.

5. Pós-atendimento

Um detalhe muito importante na gestão de clínica é saber a opinião das pessoas que utilizaram o serviço ali prestado. A qualidade de um espaço como esse tende a aumentar quando há uma preocupação em colher as avaliações das pessoas.

Isso pode ser feto de várias formas. Já ao término das consultas, ou mesmo virtualmente. Basta escolher a melhor opção para cada caso particular.

Conclusão

Enfim, tenha sempre a consciência de que a missão de um gestor é pensar em todos os minutos nos quais um paciente estará ali naquele espaço. Um bom administrador na área medica sabe que tudo isso contribui muito para o tratamento. Ou seja, a pessoa começa a ser atendida desde o primeiro passo na porta de entrada. Saiba, portanto, como preparar bem receber as pessoas.

 

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