Indaiatuba está dividida de abastecimento para garantir a eficiência do sistema

22/7/2019 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), entende que informação precisa e imediata é uma das mais importantes ferramentas para se ter um sistema de distribuição de água tratada eficiente. Com esse pensamento nossa cidade está dividida em duas regiões.

A Zona Norte é abastecida por três mananciais: represa do rio Capivari-Mirim, represa do Cupini (nascentes) e represa do Morungaba (córrego Santa Rita). Através de suas Estações de Captação de Água Bruta, a água é levada para a Estação de Tratamento de Água - ETA I, localizada na Vila Avaí, que trata e distribui para os Centros de Reservação (CR) ETA I, Mato Dentro, Jardim América e Regente que redistribuem para outros reservatórios menores, formando uma rede de distribuição integrada com 30 reservatórios no total. Também faz parte do sistema Zona Norte, a ETA IV que trata água do rio Capivari Mirim distribui para o Jd. Brasil e adjacências.

A Zona Sul por sua vez é abastecida por quatro mananciais: Na ETA III – Pimenta as águas do ribeirão Piraí, córrego do Barrinha e rio Jundiaí (utilizado apenas nos períodos de estiagem prolongada) são tratadas e enviadas para o CR Recreio Campestre Joia, que distribui para outros grandes reservatórios regionais (CR Jardim Marina, CR Jardim Paulista e CR Morada do Sol) e depois para outros menores.

A água do córrego do Barnabé é tratada na ETA V – Jardim Morada do Sol e além de abastecer a parte baixa do Jd. Morada do Sol, serve também de reforço para o CR Morada do Sol, colaborando com o abastecimento dos bairros Jd. dos Colibris, Jd. Lauro Bueno, Jd. Monte Verde, Jd. São Conrado, Jd. Portal do Sol e Campo Bonito.

No total são 27 reservatórios que abastecem a Zona Sul da cidade. Toda essa rede é controlada online, 24 horas por dia pelo Centro de Controle da Operação (CCO) mantendo o sistema mais eficiente e garantindo o abastecimento para toda população.

Atualmente o sistema integrado de monitoramento, controle, simulação e tomada de decisão (SIMCOST) monitora todos reservatórios, os pontos de macromedição distribuídos pela cidade e as captações mostrando em tempo real a situação de cada Unidade Remota. Todas as comunicações são feitas via radiofrequência e partem da ETA I – Vila Avaí.  

Compartilhe no Whatsapp