Fundação Pró-Memória comemora 25 anos com atividades entre os dias 14 e 17 de agosto

13/8/2019 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba realiza entre os dias 14 e 17 de agosto diversas ações em comemoração aos 25 anos de atuação na cidade. Entre elas estão workshops, atividades para as crianças e também para os maiores de 60 anos.

No dia 14 de agosto às 10h o Museu Municipal Casarão Pau Preto sediará um workshop a partir da parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal. Os professores João Paulo Avelã Nunes e Alícia Duhá Lose abordarão “A importância do patrimônio cultural para o desenvolvimento das cidades”. João Paulo é Doutor em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e Alícia fez Pós-Doutoramento em História (Paleografia e Diplomática) pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutoramento em História (Relações Internacionais) pela UnB.

Segundo o superintendente da Fundação Pró-Memória, Gustavo Nóbrega, a preservação do Patrimônio Cultural está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento social, cultural e econômico das cidades. “Não foi à toa que o desenvolvimento econômico e social de Indaiatuba coincide com a criação da Fundação e seu relevante trabalho de preservação e resgate da memória local. Temos hoje uma consciência de preservação patrimonial diferenciada no Brasil, que inclusive nos torna uma referência para muitas cidades”, explicou.

No dia 15 das 8h às 18h os professores ainda vão ofertar no Casarão Pau Preto um curso gratuito de gestão e conservação, no qual ensinarão, de forma instrumental, métodos de conservação e restauro. Ambas atividades são gratuitas e não é necessário inscrição prévia. Haverá a entrega de certificado tanto para o workshop quanto para o curso de gestão e conservação.

A Fundação Pró Memória de Indaiatuba foi criada pela Lei nº 3.081 de 20 dezembro de 1993 e instalada oficialmente em 1º de fevereiro do ano seguinte por iniciativa de Antônio Reginaldo Geiss, Antônio da Cunha Pena e Nilson Carvalho, que formaram um grupo de trabalho a partir da iniciativa popular de preservação do Casarão Cultural Pau Preto. A Fundação tem como sede o Casarão e entre suas atribuições estão, custodiar, proteger e organizar o Arquivo Público Municipal, a Biblioteca Pública e o Museu Municipal.

 

Workshop

Data: 14 de agosto

Horário: 10h

Local: Museu Municipal Casarão Pau Preto. Rua Pedro Gonçalves, nº477 – Jardim Pau Preto

 

Curso de gestão e conservação

Data:15 de agosto

Horário: 8h00 às 18h00

Local: Museu Municipal Casarão Pau Preto. Rua Pedro Gonçalves, nº477 – Jardim Pau Preto

 

Casarão 60+ - Histórias e Memórias de Indaiatuba

 

Dentro do calendário de atividades de comemoração do aniversário de 25 anos da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, o público da terceira idade é convidado novamente a participar de mais uma oficina do Casarão 60+. Detentores de parte da nossa memória local, o público idoso tem sido cada vez mais inserido em atividades nos Museus.

A atividade “Histórias e Memórias de Indaiatuba” será realizada pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, através do Museu Municipal Casarão Pau Preto e do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”, sexta-feira (16) às 14h. O objetivo é ativar as memórias afetivas dessas pessoas acerca da cidade de Indaiatuba. Para isso serão utilizadas reproduções de fotos de locais da cidade, bem como peças do próprio acervo do Museu, de forma a criar uma atividade lúdica, divertida e que socializará os visitantes. Ao final da atividade, que ocorrerá no Casarão, será oferecido um coffee break aos participantes.

Data: 16/08/2019

Duração máxima: 2h (14h às 16h)

Responsáveis: Tami Coelho Ocar e Thais Svicero

Público máximo: 30 idosos

Local: Museu Municipal Casarão Pau Preto. Rua Pedro Gonçalves, nº477 – Jardim Pau Preto

 

Oficina de Musicalização Infantil

 

No sábado (17) a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, por meio da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, oferece a Oficina de Musicalização Infantil, realizada pela professora Tati Mendes, voltada para o público infantil a partir dos 4 anos.

Na Oficina, que será realizada em dois horários, das 9h30 às 10h30 e das 11h às 12h, serão ensinadas músicas infantis, dentre elas algumas compostas por Nabor Pires Camargo, que foi um dos mais importantes clarinetistas brasileiros, bem como professor de música e autor do Hino de Indaiatuba. As inscrições deverão ser realizadas no dia, na própria Biblioteca e cada turma poderá ter no máximo 20 inscritos.

 

Data: 17/08/2019

Horário: 9h30 às 10h30 | 11h00 às 12h00

Público máximo: 20 inscritos por turma

Local: Casa da Memória “José Luiz Sigrist”. Rua das Primaveras, nº450 – Jardim Pompeia

 

Contação de história para crianças com Lya Bueno

 

No sábado (17) às 14h também vai acontecer a contação de história para crianças com Lya Bueno na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, situada na Casa da Memória “José Luiz Sigrist”.

Lya Bueno é atriz formada pela Academia de Artes Cênicas ‘Cena Hum’, em Curitiba. Desde sua formação procurou trabalhar diversas técnicas dentro do campo das artes cênicas para complementar seu trabalho, dança, maquiagem, canto com o Maestro Rui Costa, técnicas circenses com o Mestre Alex Brede. Hoje, é contadora de histórias na ‘Cia. Cultural Os Tonicos’, atua e canta no grupo musical Último Tipo, dubla na UP Voice e tem sua própria escola de artes, Casa das Artes, na Vila Industrial, em Campinas.

 

Data:17/08/2019

Horário: 14h00

Idade Livre

Local: Casa da Memória “José Luiz Sigrist”. Rua das Primaveras, nº450 – Jardim Pompeia

 

 
Compartilhe no Whatsapp