Idosos serão vacinados dia 8 de fevereiro, diz Governo de SP

8/2/2021 - Indaiatuba - SP

O governo de São Paulo começará, a partir do dia 8, a vacinar idosos dentro do programa de imunização contra o coronavírus. Os detalhes foram apresentados pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista coletiva ontem, no Palácio dos Bandeirantes.

No dia 8, começa a vacinação de idosos com idade de 90 anos ou mais. Os que têm 85 anos ou mais receberão a primeira dose do imunizante a partir do dia 15.

O plano do governo é que 1,6 milhão de pessoas do primeiro público-alvo (profissionais de saúde da linha de frente, indígenas, quilombolas e idosos em instituições como asilos) até o dia 8. Entre as pessoas com 90 anos ou mais, a expectativa é que 206 mil pessoas sejam vacinadas.

Já entre o público entre 85 e 89 anos, serão 515 mil pessoas. São Paulo e outros entes federativos aguardam uma confirmação do Ministério da Saúde para retardar a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac nas pessoas já imunizadas, o que ampliaria a base do total de pessoas que começou a receber imunização.

Na coletiva, Doria afirmou que governo paulista deu um ultimato ao governo Jair Bolsonaro sobre a sinalização de compra de mais doses da vacina Coronavac. O Instituto Butantan tem um lote de 54 milhões de doses a serem oferecidas para o Sistema Único de Saúde (SUS), cuja opção de compra poderia ser manifestada até maio. Mas o Butantan vem pressionando o governo para comunicar essa intenção de compra logo. Doria disse que irá aguardar resposta da equipe do ministro Eduardo Pazuello até o dia 5.

“Caso o Ministério da Saúde não confirme até esta data (dia 5) que vai adquirir mais 54 milhões de doses contra a covid-29 do Instituto Butantan, o Governo do Estado autoriza desde já o instituto a fornecer doses das vacinas aos Estados e municípios”, disse Doria.

Compartilhe no Whatsapp